Esta “Pensata de domingo” foi brilhantemente escrita por Jorge Vital de Brito Moreira, nos trazendo notícias que a mídia burguesa brasileira nos omitiu...
Vivendo fora do Brasil, me comunico
frequentemente com os amigos e os familiares através de telefonemas
internacionais, de e-mails e do uso do
Skype. Frequentemente, no nosso diálogo, notamos que algumas noticias internacionais
não estão sendo divulgadas pela mídia corporativa, pelos meios de
informação/desinformação brasileiros.
Recentemente enviei um e-mail (vejam em seguida) para alguns
amigos brasileiros referindo-me a conclusão da mais longa viagem de trem, na
maior locomotiva, na mais extensa linha de ferro da história da humanidade. Aqui
está o e-mail.
Caros amigos,
Caros amigos,
Esta
locomotiva é um gigantesco empreendimento (e sinal) da nova realidade
material global da “Eurásia” (China, Rússia, Índia, Iran, Turquia e Europa):
uma realidade que o imperialismo dos EUA não quer aceitar e que nos poderá
conduzir à uma terceira (a última e definitiva) guerra nuclear (via invasão da Ucrânia
ou da Coreia do Norte). Vejam
a noticia no jornal televisivo da Telesur no link:
https://www.youtube.com/watch?v=ouDE6Lth4OI
Como os leitores poderão deduzir, minha intenção era iniciar um dialogo com os
amigos sobre o significado e o sentido deste novo empreendimento material na
nossa historia contemporânea. Mas fiquei
surpreendido quando meus amigos me comunicaram que não tinham visto essa
noticia na televisão, nem lido nos jornais, nem escutado nas rádios, ou nos
seus computadores pela internet.
Dado que li e vi essa noticia nos meios
informativos europeus (de língua inglesa,
The Guardian, The Telegraph e de língua
espanhola, El País) e América Latina
(Telesur), voltei ao computador e fui
procurar pela informação nos websites
de jornais e revistas brasileiras. Lamento ter de revelar que, depois de uma
hora procurando a noticia, não a encontrei em nenhum meio de
informação/desinformação do Brasil.
Assim, darei aos leitores de Novas Pensatas algumas informações
básicas sobre um acontecimento que poderá ser, neste ano de 2015, um fator sumamente
importante para o estabelecimento de um novo mundo (futuro): um mundo multipolar,
regido por relações multiculturais, num sentido verdadeiramente democrático da
palavra.
Aqui estão às notícias: o jornal
televisivo Telesur informou que o trem
chinês transportou 82 vagões cheio de mercadorias (das simples mercadorias aos
sofisticados carros de luxo) que pesavam mais de 1.400 toneladas. Telesur também informou que o trem
Eurásico percorreu mais de 13.000 quilômetros durante 21 dias. Telesur também informou que a Alemanha
já introduziu as necessárias mudanças no seu sistema financeiro internacional para
que o intercâmbio comercial entre Europa e China seja realizado diretamente
entre a moeda chinesa e o Euro (a moeda europeia) sem a mediação do dólar estadunidense.
A notícia do jornal El País, intitulada “O trem
‘Yixinou’ abre uma linha direta de mercadorias entre China e Espanha”
descreve os dados financeiros do intercâmbio econômico destacando as futuras
vantagens comerciais e ecológicas para os dois países proporcionadas pelo
gigantesco empreendimento.
O jornal The Guardian destaca a chegada na cidade de Madrid, capital da Espanha, do gigantesco trem, depois da viagem
"épica", que é a primeira ligação direta entre a China e a Espanha. A
noticia intitulada “A ferrovia de seda: trem de carga
da China puxa pra
cima o astral em Madrid”, enfatiza
que o prefeito da capital espanhola e ministro do desenvolvimento espanhol
recebeu o comboio ferroviário que inaugurou a rota mais longa do mundo de 8.111
milhas. A noticia explica que o trem partiu da cidade chinesa de Yiwu e cruzou os seguintes países: o Cazaquistão,
a Rússia, a Bielorrússia, a Polônia, a Alemanha e a França antes de chegar no terminal
de cargas na cidade de Abroñigal, na Espanha.
O jornal The
Telegraph observa que o teste desta longuíssima viagem foi bem sucedido,
abrindo a possibilidade de uma rota regular entre a China e a Espanha, em 2015.
No artigo intitulado “A mais longa viagem de trem do mundo termina em Madrid”, o
jornal enfatiza que o comboio que deixou Yiwu
no leste China em 18 de novembro concluiu sua viagem em Madrid, 20 dias mais
tarde. Indica que “a rota da seda” China-Madrid foi concebida como um teste
para ver se é viável e pode agora abrir uma linha de carga normal no próximo
ano. Assim, a nova rota China-Madrid iria aumentar significativamente o
comércio mundial entre o oriente/ocidente
pois de acordo com os dados atuais, 80% deste comércio, tem circulado por via marítima
devido as dificuldades de serviços ferroviários existentes.
Espero que as informações mencionadas
possam ajudar o leitor a questionar e a buscar as razões porque a mídia
corporativa do Brasil e dos EUA não querem informar sobre a nova rota de trem
China-Madrid. Nem quer informar sobre como a existência da aliança Eurásica contribui
para acelerar a decadência da hegemonia do dólar ianque, do Fundo Monetário
Internacional (FMI), do Banco Mundial e do Federal Reserve Bank, os pilares
financeiros fundamentais da ditadura do Imperialismo dos EUA sobre o resto do
mundo.
Em resumo, diante desta nova realidade,
desejo para o ano de 2015 que os homens de boa vontade ajudem a promover o desenvolvimento
de um mundo multipolar, multicultural e melhor para a humanidade: um mundo que tenha
o poder de expulsar o domínio unidimensional, ditatorial, tirânico e terrorista
do imperialismo dos EUA sobre os povos e as nações pobres do planeta terra.
Fonte: http://novaspensatas.blogspot.com
Fonte: http://novaspensatas.blogspot.com
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